Portfólio

Observatório Territorial - FPTI-BR


Atividades de assessoramento técnico e colaboração para a coleta, tratamento de dados e elaboração dos Cadernos Municipais e do Boletim de Conjuntura Econômica Regional do Oeste do Paraná.

Assessoria Técnica - Elaboração de Projetos

 
Atividades de assessoramento técnico para a elaboração de projetos na área de desenvolvimento socioeconômico e atividades de inovação tecnologica em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Elaboração de Estudos Técnicos

 
Elaboração de estudos técnicos sobre o custo das refeições servidas na rede pública de ensino municipal e nos restaurantes populares do Municipio de Toledo.

Assessoria Técnica - Forum de Desenvolvimento MCR 2035

Assessoria técnica aos Eixos temáticos, sistematização dos trabalhos dos Eixos temáticos, organização das audiências públicas e relatoria dos resultados das discussões e documento norteador do Forum de Desenvolvimento Marechal Cândido Rondon 2035. O Fórum discute de forma prospectiva os rumos do município e estabelece metas e diretrizes ao planejamento para os próximos 20 anos.

Consultoria Técnica - Projeto Conectadel

Consultoria técnica e instrutor no curso de formadores em desenvolvimento territorial do Programa de Formação para o Desenvolvimento Econômico Local com Inclusão Social - Conectadel, orgnizado pela Fundação Parque Tecnológico do Itaipu (FPTI), Banco Interamericano de Desenvolvimento e Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Plano de Desenvolvimento Integrado da Faixa de Fronteira do Estado do Paraná

Relatório de pesquisa e plano elaborado para o Governo do Estado do Paraná, num convênio firmado com o Parque Tecnológico do Itaipu e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), sob a coordenação do Prof. Dr. Carlos Alberto Piacenti (piacenti8@yahoo.com.br).

Plano Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos da Construção Civil

Relatório de pesquisa e plano elaborado para a Prefeitura Municipal de Toledo (PR) implementar a política municipal de gestão dos resíduos sólidos da construção civil. O estudo foi feito sob a coordenação do Prof. Dr. Camilo Freddy Mendonza Morejon (camilo_freddy@hotmail.com).

Tendências e Impasses no Desenvolvimento Econômico do Oeste Paranaense

Relatório de pesquisa financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e executada com equipe do Grupo de Pesquisas em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (GEPEC/UNIOESTE).

  

Implantação de um Centro de Triagem de Resíduos Sólidos Urbanos no Aterro Sanitário do Município de Toledo - PR

Projeto e estudo de viabilidade econômica e ambiental para a Implantação de um Centro de Triagem de Resíduos Sólidos Urbanos no Aterro Sanitário do Município de Toledo (PR), executado em parceria com os professores Camilo Freddy Mendonza Morejon (camilo_freddy@hotmail.com) e Weimar Freire Rocha Jr. (wrochajr2000@gmail.com).

Desigualdades Regionais na Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul

Pesquisa financiada com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação Araucária.

Viabilidade Econômica e Condições Técnicas do Condomínio de Bionergia Lajeado Grande no Município de Toledo

Atividade de pesquisa encomendada pela Prefeitura Municipal de Toledo, sob a coordenação do professor Dr Weimar Freire da Rocha Jr. (wrochajr2000@gmail.com) e Dr Camilo Freddy Mendoza Morejon (camilo_freddy@hotmail.com). Estudo da viabilidade econômica e condições técnicas para a implantação do Condomínio de Bioenergia de Lajeado Grande, no município de Toledo.  O foco é gerar energia elétrica a partir de dejetos de suínos.

Estudo do Perfil Socieconômico e Aptidões Locais do Município de Umuarama (PR)

Pesquisa sob a coordenação do professor Dr Weimar Freire da Rocha Jr. (wrochajr2000@gmail.com) e Dr Camilo Freddy Mendoza Morenjon (camilo_freddy@hotmail.com). Estudo visa explicitar os elementos (variáveis) capazes de influenciar no desenvolvimento econômico urbano de Umuarama. As fases seguintes compreendem o estabelecimento de parâmetros críticos, captação de recursos e monitoramento. O resultado deverá contribuir decisivamente para potencializar a economia, via estímulo setorial e através de projetos/propostas específicas por ramo de atividade. Todos os segmentos organizados da sociedade serão consultados e convidados a contribuir na elaboração do projeto.

Consultoria nos Diálogos Setoriais Brasil-União Européia

Consultor ad hoc do SOGES, União Européia e Ministério da Integraçao Nacional nos diálogos setoriais da Uniao Europeia e governo brasileiro nas discussões e avaliação do Plano Nacional de Desenvolvimento Regional.

Estudo do Impacto dos Reservatórios das Hidrelétricas no Desenvolvimento Econômico Microrregional.

Relatório de pesquisa sobre o impacto de Salto Caxias e Itaipu Binacional no desenvolvimento econômico microrregional, financiado pela Fundação Araucária executado em parceria com os professores Carlos Alberto Piacenti, Lucir Reinaldo Alves, Moacir Piffer, Evandro Skrovonski e Cezar Karpinski.

Estudo de Viabilidade Econômica do Aeroporto Regional do Oeste Paranaense.

Estudo elaborado e executado sob a coordenação do Dr Weimar Freire Rocha Jr. (wrochajr2000@gmail.com), Débora Lobo e Christian Luiz da Silva, sob encomenda da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, Associações Comercial e Industrial de Toledo e Cascavel, Prefeituras Municipais de Toledo e Cascavel.

  Estudo do Potencial de Mercado dos Municípios do Oeste do Paraná.

Estudo elaborado sob demanda da Associação Comercial e Industrial de Toledo (ACIT)/Paraná, sob coordenação do Dr Jefferson Andronio Staduto (jstaduto@yahoo.com.br) e do Dr Weimar Freire da Rocha Jr. (jstaduto@yahoo.com.br).